Ressonância Magnética

Publicado em 17 de Maio de 2022 ás 16h 16min

O exame conhecido como Ressonância Magnética (RM)é um dos procedimentos de imagem mais sofisticados e completos que existem no mercado médico na atualidade. Seguro, indolor e não invasivo, esse exame é realizado por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência que possibilitam a captura de imagens de órgãos internos e tecidos, em alta definição, que possibilita à Ressonância Magnética (RM) oferecer diversos benefícios nos diagnósticos.

O procedimento é um dos principais aliados dos médicos na investigação de problemas de saúde e também no diagnóstico de diversas doenças como as neurológicas, cervicais, cardíacas e abdominais. Por meio da Ressonância Magnética (RM), é possível diagnosticar diversas enfermidades, desde fraturas e tendinites até Esclerose Múltipla, Mal de Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral (AVC), atrofias, tumores na mama e outros.

Chamado de magneto, o equipamento onde é realizada a Ressonância Magnética (RM), possui a forma de um grande tubo com uma abertura, por onde o paciente entra deitado em uma maca. Dentro do aparelho existe um campo magnético muito potente, como se fosse um grande imã, que permite ordenar os movimentos das moléculas de água do corpo e, por meio de pulsos de radiofrequência, possibilita a formação de imagens detalhadas e de alta qualidade, sem a utilização de nenhum tipo de radiação.
 


Fonte: